O implante hormonal é mais uma forma de administração de remédios no organismo. Seu objetivo e utilização dependerá de sua indicação. Podemos utilizar gestrinona, estrogênio, nestorone, testosterona, tudo dependerá do quadro clínico da paciente.
Por ser estéril, não produz infecções. O material do qual é feito varia de acordo com cada laboratório fabricante.
Como funciona o implante hormonal?
Com um formato de tubo, o implante carrega dentro de si o hormônio que será liberado em seu organismo, agindo da forma como se tivesse sido liberado naturalmente. Sua ação é segura e eficaz e a quantidade do hormônio liberado todos os dias é praticamente a mesma, sendo suficiente para durar determinado período. Recebendo apenas a dose necessária no dia a dia, os efeitos colaterais são mínimos.
Como é feita a aplicação?
A aplicação é feita no consultório, de maneira rápida e indolor, porque é utilizada anestesia local. Se por algum motivo for necessário retirar o implante hormonal, isso poderá ser feito de maneira rápida, simples e também indolor, no consultório mesmo.
Como o implante hormonal é introduzido no subcutâneo, a região poderá ficar levemente dolorida após a aplicação e hematomas podem surgir, mas todos os sintomas são clinicamente controlados.
Outro benefício do implante hormonal é que ele possibilita que a dose seja individualizada, ou seja, permite que o tratamento seja único para cada paciente, liberando apenas a quantidade de hormônio necessária para o seu corpo.
Caso tenha ficado alguma dúvida, entre com contato ou comente aqui no blog.
Um beijo,
Dr. Rodrigo