O que é implante hormonal

O que é implante hormonal e como ele funciona?

Assim como uma injeção, um comprimido ou um adesivo, o implante nada mais é do que uma via de administração de remédios em seu organismo. Entenda suas vantagens e como ele funciona.

O implante hormonal é mais uma forma de administração de remédios no organismo. Seu objetivo e utilização dependerá de sua indicação. Podemos utilizar gestrinona, estrogênio, nestorone, testosterona, tudo dependerá do quadro clínico da paciente. 

Por ser estéril, não produz infecções. O material do qual é feito varia de acordo com cada laboratório fabricante.

Como funciona o implante hormonal?

Com um formato de tubo, o implante carrega dentro de si o hormônio que será liberado em seu organismo, agindo da forma como se tivesse sido liberado naturalmente. Sua ação é segura e eficaz e a quantidade do hormônio liberado todos os dias é praticamente a mesma, sendo suficiente para durar determinado período. Recebendo apenas a dose necessária no dia a dia, os efeitos colaterais são mínimos.

Como é feita a aplicação?

A aplicação é feita no consultório, de maneira rápida e indolor, porque é utilizada anestesia local. Se por algum motivo for necessário retirar o implante hormonal, isso poderá ser feito de maneira rápida, simples e também indolor, no consultório mesmo. 

Como o implante hormonal é introduzido no subcutâneo, a região poderá ficar levemente dolorida após a aplicação e hematomas podem surgir, mas todos os sintomas são clinicamente controlados.

Outro benefício do implante hormonal é que ele possibilita que a dose seja individualizada, ou seja, permite que o tratamento seja único para cada paciente, liberando apenas a quantidade de hormônio necessária para o seu corpo.

Caso tenha ficado alguma dúvida, entre com contato ou comente aqui no blog.

Um beijo,

Dr. Rodrigo 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *