Quando devo ir pela primeira vez ao ginecologista

Quando ir pela primeira vez ao ginecologista?

Afinal, há uma idade certa para que uma menina vá ao ginecologista pela primeira vez? E na fase adulta, qual deve ser a frequência das consultas?

A primeira consulta com ginecologista é sempre uma grande dúvida. Primeiro das mães, que nunca sabem quando é o momento certo de levar suas filhas, se criança ou adolescente. Depois, da mulher adulta, que muitas vezes se pergunta a mesma coisa: quando devo ir ao ginecologista?

Na verdade, não existe o momento adequado para a primeira consulta. A gente costuma indicar que uma menina só deve passar no ginecologista ainda criança caso coloque algum objeto dentro da vagina. Isso pode acontecer e resulta em corrimentos ou mesmo infecção. Além disso, a menina deve ir ainda criança no caso do aparecimento de alguma lesão na vagina ou na região genital. Não havendo qualquer uma dessas alterações, pode-se deixar a consulta ao ginecologista para a adolescência – e mesmo aí existe um momento certo.

Quando deve ser a primeira consulta?

A menina adolescente tem muitas dúvidas e, por isso, a primeira consulta nessa fase já é recomendada. Ela pode querer questionar sobre menstruação, já que no início o ciclo pode ser irregular. Além disso, sendo um mundo novo, ela pode querer saber mais sobre fluxo, coloração, cólicas, etc.

Nesta época também começam a surgir as dúvidas sobre namoros, sobre seu próprio corpo, quando nascem os pelos, quando crescem as mamas. Devido a toda essa mudança na adolescência é muito importante que essa adolescente receba orientação. Devemos também lembrar que há ainda as adolescentes que já começam a namorar nessa fase – e aí o ginecologista é mais importante do que nunca.

Em consulta, o médico vai explicar para essa menina sobre a importância de se prevenir contra uma gestação indesejada e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e de quais maneiras ela pode fazer isso.

Lembrando que a partir dos 12 anos a menina já pode escolher se quer passar na consulta sozinha ou acompanhada (entenda melhor a questão de sigilo entre médico e paciente neste vídeo).

Depois da primeira consulta, quando voltar ao ginecologista?

Depois dessa primeira consulta na adolescência não existe uma frequência certa ou indicada para a paciente visitar o ginecologista. Minha recomendação é que a mulher marque uma consulta sempre que tiver dúvidas sobre algo ou no caso de lesões.

Posso retornar só após minha primeira relação sexual?

Idealmente não. O indicado é que você procure um ginecologista antes da primeira relação sexual, exatamente para receber todas as orientações que mencionei acima. 

E na fase adulta, quando ir ao ginecologista? 

Se você já começou a ir ao ginecologista durante a adolescência, é recomendado manter as consultas regulares, sendo uma por ano. Se você já está na fase adulta e nunca foi ao ginecologista, marque uma consulta imediatamente para receber todas as orientações necessárias e começar a fazer os exames de rastreio de câncer, seja ele o papanicolau ou a mamografia! A primeira consulta é sempre um tabu entre as mulheres, além de existir um certo constrangimento, seja o médico do sexo masculino ou feminino. Mas, acredite: você está diante um profissional (neste podcast dou dicas sobre como escolher seu médico). Supere este preconceito e entenda que a consulta é para a sua saúde.

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários =)

Um beijo,
Dr. Rodrigo

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *