A menstruação acompanha a mulher ao longo da sua vida por décadas. Desde a adolescência até o fim da menstruação, quando começa a menopausa, geralmente por volta dos 50, 51 anos de idade. Ou seja, são anos menstruando.
Justamente por isso, é muito importante que a mulher entenda um pouco mais sobre o seu ciclo menstrual e o que é normal em relação a ele. Aliás, falar em “normal” é muito relativo. Afinal, cada mulher é uma mulher, cada organismo é um organismo e o ciclo menstrual nunca será igual, nem de mulher para mulher, nem de mês para mês. Assim, evitamos falar em normalidade e em menstruação irregular, mas sim em o que é esperado do seu ciclo menstrual
Quantos dias deve durar a menstruação?
Consideramos uma média de sete dias, mas não existe um limite fixo. Antigamente, até falávamos de dois a sete dias, mas hoje sabemos que mesmo um único dia de menstruação pode ser considerado normal. E pode ser que você tenha uma “menstruação irregular” no sentido de que todo mês ela varia alguns dias, mas, de novo: se todo mês é assim, então esse é o seu normal.
Qual a duração do ciclo menstrual?
A duração do ciclo em si é outro tema que confunde as pacientes. Entre um ciclo e outro a média que temos é de 28 dias, mas claro que, dependendo do mês, o ciclo menstrual da mulher pode variar. Isso porque fatores como humor, ansiedade, stress, atividade física e até mesmo alimentação interferem nessa média, fazendo com que 28 dias oscilem um pouco para mais e um pouco para menos.
Em resumo: esperamos que o ciclo menstrual dure entre 21 e 35 dias, ou seja, 28 dias com uma margem de erro de 7 dias para mais ou 7 dias para menos. Exatamente por isso é normal de vez em quando você menstruar duas vezes no mês – e isso não significa uma menstruação irregular. Por exemplo, se você menstruou logo no início do mês, lá no final pode ser que você menstrue de novo, no dia 28. Da mesma forma, se seu ciclo neste mês teve uma duração de 35 dias pode ser que só irá menstruar novamente no começo do outro mês. Você terá passado um mês inteiro sem menstruar e, de novo, isso pode ser absolutamente normal.