Como as fases do ciclo menstrual influenciam o comportamento da mulher

O quanto seu ciclo menstrual influencia em seu comportamento?

Sentindo-se irritada? A culpa pode ser do seu ciclo menstrual. Veja como seus hormônios afetam sua saúde emocional durante todo o mês.

O ciclo menstrual prepara seu corpo para a gestação. No entanto, quando não há gravidez, seus hormônios enviam um sinal ao seu útero para ele liberar o revestimento que formou aguardando o óvulo fecundado. Essa é a sua menstruação. Depois que ela começa, o seu ciclo menstrual se inicia novamente.

Assim, um ciclo menstrual é medido a partir do primeiro dia do seu período até o primeiro dia do próximo período. Embora a duração média de um ciclo menstrual seja de 28 a 29 dias, o ciclo de cada mulher é diferente. Por exemplo, adolescentes podem ter ciclos que duram 45 dias, enquanto mulheres na faixa dos 20 a 30 anos podem ter ciclos que duram de 21 a 38 dias.

Independentemente da duração do seu ciclo, ele passará por quatro fases principais, cada uma com suas particularidades. Aqui, conto mais sobre cada uma delas.

Sentindo-se bem: a fase folicular e a ovulação

A fase folicular do seu ciclo menstrual começa no dia em que você começa a menstruar e dura cerca de 10 a 14 dias. Durante esse período, o hormônio estradiol começa a subir.

O hormônio folículo-estimulante, ou FSH, é secretado, estimulando a produção de folículos nos ovários que contêm óvulos.

É mais provável que esta seja a sua época “feliz” do mês. No entanto, pode também ser apenas um contraste com a segunda parte do mês (que conta com a famigerada TPM). Assim, comparar essas duas semanas geralmente é um bom jeito de avaliar como você se sente ao longo do ciclo.

Este é um exercício interessante, pois normalmente prestamos mais atenção às coisas “ruins”, como mau-humor e irritabilidade. Mas, da mesma forma, é bom também perceber se há momentos no mês em que se sente com mais energia, feliz e inspirada.

E, sim, pode haver uma base biológica para a “felicidade” da primeira metade do ciclo menstrual da mulher. Isso porque o aumento do estradiol no corpo pode ajudar a conter os efeitos dos hormônios do estresse, adrenalina e cortisol, o que contribui para a preservação do bom humor.

Libido em alta: a fase ovulatória

Durante a fase ovulatória da mulher, aumenta a produção de um hormônio chamado luteinizante.

Esse hormônio induz a liberação de um óvulo dos ovários para as trompas de falópio para fertilização. Além disso, o estradiol está presente em quantidades significativas na época da ovulação e pode interagir com outros hormônios para aumentar sua libido.

Ainda, o estradiol torna a insulina mais eficaz. Por sua vez, a insulina diz ao corpo para liberar mais testosterona, e a testosterona é um dos hormônios que regulam o desejo sexual. Alguns especialistas defendem que esta é uma maneira natural de o corpo encorajar as mulheres a terem relação sexual durante seu período mais fértil.

Estudos recentes concluíram que as mulheres são de fato mais propensas ao comportamento sexual pouco antes de ovular. Além disso, tendem também a ser mais tolerantes à dor nesta fase do ciclo menstrual.

Por fim, você também pode estar mais propensa a comprar roupas, maquiagem e outros itens para se sentir mais atraente, segundo estudo publicado no Journal of Consumer Psychology.

Bom dia por quê?: a fase lútea

Após a ovulação, o folículo vazio que antes continha o óvulo começa a secretar o hormônio progesterona para engrossar o revestimento do útero e prepará-lo para a possível implantação de um embrião.

Com isso, à medida que os níveis de progesterona aumentam, você pode começar a se sentir mais mal-humorada. Isso acontece porque a progesterona ajuda o corpo a produzir cortisol, um hormônio que tende a ser mais alto em pessoas estressadas. Assim, se os níveis de cortisol já estiverem elevados devido a fatores externos, como uma semana de trabalho movimentada, a progesterona pode causar um excesso de cortisol no corpo. 

Por sua vez, esses sentimentos indesejáveis que surgem nos dias anteriores à menstruação podem fazer com que você procure conforto para se sentir melhor. O mesmo estudo do Journal of Consumer Psychology descobriu que as mulheres são mais propensas a comer alimentos com alto teor calórico durante a fase lútea do ciclo (como chocolate, por exemplo).

Embora os sintomas desagradáveis da fase lútea possam ser difíceis de lidar, você pode combatê-los com a adoção de hábitos mais saudáveis. Por exemplo, uma dieta pobre em vitaminas, beber muito álcool e dormir mal podem impactar os níveis hormonais do corpo, tornando os sintomas pré-menstruais muito mais difíceis de lidar. 

Por isso, caso, mesmo com hábitos saudáveis, sinta os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) de forma intensa, converse com o seu ginecologista. Pode ser que haja uma questão hormonal ainda não diagnosticada e para a qual há tratamento.

Tem outras perguntas sobre as fases do ciclo menstrual? Deixe sua dúvida por aqui ou no meu Instagram (@dr.rodrigoferrarese).

Um beijo,
Dr. Rodrigo Ferrarese
Ginecologista e obstetra
RMSP 149403
RQE 70017

1 comentário em “Como o ciclo menstrual afeta seu comportamento”

  1. Durante o ciclo menstrual, a fase folicular começa no primeiro dia da menstruação e dura em média de 10 a 14 dias. Durante esse período, o hormônio estradiol começa a aumentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *