Qual a relação entre menopausa e osteoporose

Osteoporose na menopausa: o que fazer?

A osteoporose comumente se apresenta na menopausa e após, por isso é fundamental que a mulher saiba como se proteger nesta fase da vida.

Para muitas mulheres, a menopausa é mais do que apenas ondas de calor, falta de libido e o fim da menstruação. Mas, apesar de sinalizar o encerramento dos anos reprodutivos de uma mulher, a menopausa também pode mudar o corpo de outras maneiras – algumas menos óbvias e perceptíveis.

Um desses problemas inesperados, mas ainda diretamente relacionado à menopausa, é a osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos, aumentando o risco de fraturas. Assim, é preciso muito cuidado, já que a osteoporose tende a progredir de forma silenciosa, sem qualquer sintoma ou dor.

Por isso, tanto na menopausa quanto logo após, é fundamental que a mulher converse com seu ginecologista sobre a osteoporose, recebendo acompanhamento adequado para não sofrer com o problema.

A menopausa leva à osteoporose?

Seus ossos são tecidos vivos e em crescimento, que se remodelam constantemente Quando você é jovem, eles se reconstroem rapidamente. Porém, a partir dos 30 anos, inicia-se uma perda óssea natural. Isso porque seus ossos não podem se reconstruir tão rápido quanto costumavam, o que causa perda de massa óssea.

E o estrogênio exerce um grande papel em tudo isso. Afinal, além de regular seu ciclo menstrual, este hormônio também protege você da perda óssea. Assim, quando você entra na menopausa e seu corpo diminui a produção de estrogênio, há impacto na massa óssea.

Quando você não tem estrogênio suficiente, os ossos se quebram muito mais rápido do que se formam e, consequentemente, há uma perda líquida.

Como manter os ossos saudáveis durante a menopausa?

O passo mais importante neste sentido é conversar com o seu ginecologista assim que sentir os primeiros sinais da menopausa. Dessa forma, ele poderá acompanhar e dar suporte durante todo esse período (que na verdade é dividido em 3 fases).

Dessa forma, é imperativo discutir e instituir um plano de prevenção de perda óssea com seu médico. Além disso, é um ótimo momento para fazer um teste básico de densidade óssea e examinar seu histórico familiar, estilo de vida e medicamentos que toma.

Entre as principais opções para garantir ossos saudáveis durante este período de sua vida, temos:

1. Estilo de vida saudável

Provavelmente não é surpresa saber que as mesmas coisas que os médicos recomendam para uma vida saudável também ajudam a manter os ossos saudáveis. Isso inclui:

• Exercitar-se regularmente, incluindo exercícios de levantamento de peso.
  • Comer de forma saudável e obter cálcio e vitamina D suficientes.
  • Evitar o tabaco e beber álcool apenas com moderação.

No entanto, se você já está perdendo massa óssea rapidamente, todo o exercício, leite e vitamina D do mundo não vão parar este processo. Muitas mulheres, especialmente aquelas com ossos quebrados ou com fatores de risco para a osteoporose, precisam também de terapia prescrita.

1. Terapia de reposição hormonal

A terapia de reposição hormonal (TRH) é o padrão-ouro no tratamento da menopausa, incluindo a perda óssea. Por que? Porque visa todos os seus sintomas. Assim, costuma ser o primeiro e melhor curso de ação, já que ajuda a prevenir a osteoporose, ao mesmo tempo em que aborda outros sintomas desconfortáveis da menopausa, como ondas de calor e ressecamento vaginal.

Se você estiver com sintomas da menopausa, a terapia hormonal pode melhorar a saúde dos ossos e, ao mesmo tempo, tratar estes sintomas. Neste caso, o foco deve ser encontrar a dose certa e a via adequada para cada mulher.

Existem diferentes cursos de TRH para a menopausa, e o que é certo para você dependerá de sua situação médica específica. Por exemplo, se você está em menopausa prematura ou precoce, não tem mais útero ou já está na pós-menopausa.

Não há limite de tempo para quanto tempo você pode fazer a terapia de reposição hormonal, embora seja importante ressaltar que ela só terá efeito enquanto estiver em uso.

E, vale lembrar, de 5% a 15% das mulheres ainda perdem densidade óssea mesmo sob TRH, por isso é importante que, independentemente da fase da menopausa em que esteja, siga sendo monitorada por seu ginecologista.

1. Bisfosfonatos

Se, por qualquer motivo, você não puder ou não quiser fazer TRH, ou se estiver em TRH, mas ainda for impactada pela osteoporose, seu médico poderá prescrever bisfosfonatos. Esses medicamentos são projetados para retardar a perda óssea.

Além disso, podem ajudar a prevenir a perda óssea em pacientes que estiverem tomando glicocorticoides (hormônios esteróides que tratam inflamações, doenças autoimunes e câncer). Isso porque a terapia hormonal sozinha não irá protegê-la contra a osteoporose induzida por glicocorticóides,assim os bisfosfonatos oferecem terapia preventiva fundamental no combate à perda óssea.

1. Medicamentos injetáveis

Se você tem osteoporose grave, seu ginecologista pode considerar agentes anabolizantes, que constroem ossos. No entanto, trata-se de um tratamento que deve ser conduzido com alto cuidado e acompanhamento médico.

O mais importante? Ter claro que, com a chegada da menopausa, a osteoporose deve ser uma preocupação. Assim, não deixe de conversar com o seu ginecologista sobre esse assunto. Por fim, independentemente da idade que tenha, procure já introduzir ou manter hábitos saudáveis, com exercícios regulares e alimentação saudável. Acredite: faz toda a diferença 🙂

Tem outras perguntas sobre menopausa e osteoporose? Deixe sua dúvida por aqui ou no meu Instagram (@dr.rodrigoferrarese).

RMSP 149403