Molusco contagioso, nome estranho, não é mesmo? O nome pode ser um pouco esquisito, mas trata-se uma doença relativamente comum e simples. E, já aviso logo: apesar de remeter ao mar, o molusco não tem nada a ver com a praia.
O que é molusco contagioso?
Trata-se, na verdade, um vírus que provoca lesões na pele que parecem pequenas verrugas. São marcas que podem ser confundidas com verrugas virais como aquelas do HPV. A diferença é que no caso do molusco contagioso, cada bolinha tem um “umbiguinho”, um buraco na sua superfície.
Como uma pessoa pega molusco contagioso?
É um tipo de verruga cuja transmissão acontece por acaso e, embora seu contágio seja bastante comum em crianças, pode acometer adultos também.
A transmissão acontece via contato, por isso inclusive que muitos colegas classificam a doença como uma infecção sexualmente transmissível (IST).
Como saber se é molusco contagioso?
As verrugas podem variar tanto em quantidade quanto em tamanho. Há desde casos de pequenas marcas raras, até casos de muitas verrugas grandes espalhadas. Normalmente, não costumam passar de cinco milímetros, mas podem ser maiores.
O diagnóstico é relativamente simples, podendo ser feito com base em exames clínicos. É uma lesão bastante característica. No exame, em um primeiro olhar já é possível identificar que se trata de molusco contagioso. Mas, se por acaso existir dúvida, pode-se pedir uma biópsia.