Qual a importância da consulta ginecologica e do exame fisico

Quais exames devem ser feitos em uma consulta ginecológica?

A consulta ginecológica serve para a paciente tirar dúvidas sobre possíveis problemas e também sobre o funcionamento do seu próprio organismo, além de fazer um exame físico.

Quero falar um pouco da importância da consulta ginecológica. Muitas pacientes me questionam por que elas precisam ir ao ginecologista todo ano e também por que é preciso fazer o papanicolau todo ano. Aqui, vou esclarecer essas e outras dúvidas.

A consulta ginecológica serve para a paciente tirar possíveis dúvidas e também para se familiarizar ainda mais com o próprio corpo. Não havendo qualquer dúvida, é um momento para entender melhor como funciona o seu organismo e fazer um exame físico.

A importância do exame físico na consulta ginecológica

Esta é outra questão bastante comum no consultório: “Dr., precisa mesmo fazer exame físico?”. Há desde a percepção de que o exame não é relevante até o medo do assédio.

Mas, mulheres, saibam que o exame físico é, sim, muito importante. Como médicos, muitas vezes só conseguimos ver alguma alteração se fizermos o exame ginecológico. Quando passamos o espéculo dentro da vagina ou quando fazemos um exame de toque vaginal, eles nos trazem informações que não obtemos apenas olhando para o seu corpo. 

O exame especular, por exemplo, que é quando introduzimos o espéculo (de metal ou plástico) para conseguir visualizar o canal vaginal e o colo do útero, fornece informações que nenhum outro fornecerá. Eu entendo que ele é desagradável, mas é necessário.

O exame de toque, por sua vez, não é sempre que ele será necessário, mas ele ajuda a identificar sinais de infecção pélvica, além de compreender, por exemplo, onde está localizada a sua dor ou desconforto. Nos ajuda a perceber se ela pode estar relacionada ao seu útero e se o útero e ovários estão do tamanho normal – e todas essas informações são importantes para a gente conseguir chegar num diagnóstico e entender um pouco mais sua queixa. 

 Quais outros exames são importantes?

O papanicolau é um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório. Ele é importantíssimo na detecção precoce do câncer de colo de útero. Além dele, podemos citar a mamografia como um outro exame fundamental para o rastreio do câncer, este, de mama.

Alguns outros exames adicionais, como a colposcopia ou o ultrassom de mamas ou o mesmo o ultrassom transvaginal, serão pedidos dependendo da sua queixa. E, como os outros, fornecem informações valiosas para o médico sobre algum quadro que você possa ter e que a gente precise tratar. Nem sempre esses exames precisam ser feitos todos os anos.

O mais importante é conversar com o seu ginecologista para entender melhor a importância de cada exame, quando cada um deve ser feito e como é o exame em si. Só não deixe de se cuidar!

Dúvidas? Comente por aqui ou me siga nas redes sociais, seja no Instagram ou no YouTube =)

Um beijo,
Dr. Rodrigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *