Escurecimento das partes íntimas

O que causa o escurecimento das partes íntimas?

Você sabia? Fatores como envelhecimento, gravidez, obesidade, alimentação e até mesmo o atrito de roupas íntimas ou muito justas levam ao escurecimento das partes íntimas. Saiba o que fazer.

Reclamação comum no consultório, o escurecimento das partes íntimas em nada tem a ver com falta de higiene ou questões relacionadas à vida sexual. 

região vulvar é uma área com tendência à hiperpigmentação por se tratar de um local com um alto número de receptores hormonais. Esses receptores estimulam  a produção da melanina (pigmento que dá coloração à pele). Além disso, existem fatores externos que contribuem para o escurecimento das partes íntimas. 

Essa mudança no padrão de pigmentação pode diminuir qualidade de vida da paciente, que passa a ficar constrangida ao usar roupas de praia e até mesmo roupas íntimas no relacionamento.

O mais importante é que, sendo essa uma queixa da paciente (muitas mulheres não se incomodam), há maneiras de clarear a região.

Fatores que contribuem para o escurecimento das partes íntimas

Envelhecimento, gestação, obesidade  (o excesso de peso aumenta o atrito de pele com pele), alimentação, exposição solar e até mesmo o atrito de roupas íntimas ou muito justas frequentemente resultam no escurecimento das partes íntimas. Cuidado também com a depilação, que pode provocar pelos encravados, que inflamam e escurecem o local. 

O que fazer para clarear a região íntima?

É preciso avaliar detalhadamente o fototipo da pele e o tipo de mancha para indicar qual o melhor tratamento. Em geral, peelings são suficientes para resolver esse escurecimento. Esse procedimento promove a renovação da pele, a redução do processo inflamatório nos folículos pilosos e a redução da hiperpigmentação.

O melhor é que podemos usar esses peelings em outras regiões além da vulvar, como nas axilas, nos mamilos e até mesmo na região anal. Com uma sessão já é possível ver resultados, mas o ideal é realizar aproximadamente de quatro a cinco sessões para o resultado esperado!

Espero que esse texto tenha te ajudado. Qualquer dúvida, entre em contato ou comente por aqui.

Um ótimo dia para você =)
Dr. Rodrigo Ferrarese

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *