Como funciona a perineoplastia

Perineoplastia: o que é e como é feita a cirurgia?

A perineoplastia é a reconstrução do períneo, área entre o introito vaginal e a região anal. A cirurgia é relativamente simples, feita em ambiente hospitalar, com internação e alta no mesmo dia.

O períneo é a região entre o introito vaginal e a região anal. Normalmente, esse espaço é fisiológico e sem alterações, porém quando a paciente passa por algum trauma no local, como por exemplo parto vaginal ou episiotomia (corte feito nessa região durante o parto vaginal), esse espaço fica maior.

Esse alargamento na entrada vaginal traz incômodo para muitas pacientes. O incômodo não significa dor, mas disfunção sexual e diminuição no bem-estar e na autoestima.

A perineoplastia é indicada também para contribuir no fortalecimento dos músculos pélvicos quando outras formas de tratamento não apresentam resultado, em especial nos casos de incontinência urinária.

Como funciona a perineoplastia e qual o tempo de recuperação?

A perineoplastia é a reconstrução dessa área entre o introito vaginal e a região anal. Trata-se de uma cirurgia relativamente simples, feita em ambiente hospitalar, com internação e alta no mesmo dia. A sutura bem realizada alinhada com a boa cicatrização da paciente faz com que a cicatriz fique mínima, quase imperceptível. Também possui rápida recuperação. A recuperação completa leva aproximadamente 40 dias. Após esse período, a mulher pode tranquilamente retomar as atividades sexuais.

Feita a cirurgia, a entrada vaginal fica menor, permitindo maior contato do pênis com a vagina e, por conseguinte, maior prazer sexual. Além de contribuir para uma redução ou fim da incontinência urinária, com o estreitamento da musculatura da região.

No meu instagram – @dr.rodrigoferrarese – tenho um destaque só sobre perineoplastia, explicando passo a passo como funciona a cirurgia e respondendo uma série de dúvidas. Confira lá =)

Um beijo,
Dr. Rodrigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *