O que é o hormônio gestrinona

O que é o hormônio gestrinona e quando ele é indicado?

O implante de gestrinona (erroneamente chamado de chip da beleza) tem ação anti-estrogênica e antiprogesterona, sendo indicado como contraceptivo e no tratamento de endometriose, adenomiose, miomatose e TPM.

Gestrinona é um hormônio que tem ação anti-estrogênica e antiprogesterona, ou seja, atua inibindo parte da cascata hormonal da mulher e, consequentemente, auxilia em doenças dependentes de hormônios como o estrogênio e a progesterona, como endometriose e miomatose uterina.

Além disso, possui um efeito hemostático, auxiliando em quadros de sangramentos e anemias.

Como efeito secundário, ela apresenta ação androgênica, ou seja, a gestrinona aumenta os níveis de testosterona no organismo. Dessa maneira, auxilia a melhorar a libido, a disposição, diminui a perda de massa magra e de massa óssea. Por esse motivo, o implante de gestrinona é erroneamente chamado de “chip da beleza”.

Como o hormônio de gestrinona é usado?

Pode ser utilizado através do implante, cuja principal vantagem é não precisar de uma dose maior (como ocorre em pílulas), além de garantir uma liberação lenta e calculada durante o período de um ano. Por esse mesmo tempo, a contracepção fica garantida, se essa for uma opção da paciente.

Quais as indicações da gestrinona?

As principais indicações da gestrinona são: endometriose, adenomiose, miomatose, tensão pré-menstrual e como método contraceptivo. Lembrando que sua administração só deve ser feita com acompanhamento médico e após consulta e exames clínicos e laboratoriais.

Tem mais dúvidas sobre implantes hormonais? No meu Instagram (@dr.rodrigoferrarese) tenho um destaque só sobre o tema, onde respondo uma série de perguntas sobre os implantes =)

Um beijo,
Dr. Rodrigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *