Regras para trocar de anticoncepcional

Tudo que você precisa saber antes de trocar de anticoncepcional

Como eu faço para trocar o DIU por pílula? E quando quiser mudar da injeção para o comprimido? E para ir de um tipo de pílula para outro? Veja as regras ao trocar de anticoncepcional!

Essa é uma dúvida relativamente comum no consultório: vou trocar de anticoncepcional, e agora? Como eu faço para trocar o DIU, quando quiser mudar uma injeção, quando for escolher outra pílula? Aqui, listo os principais anticoncepcionais e possíveis “trocas”. Mas, se ficar alguma dúvida, deixe nos comentários ou me mande via Instragram (@dr.rodrigoferrarese).

Quando você quer trocar uma pílula por outra

Vamos lá, você está tomando uma cartela de anticoncepcional, daquelas que fazem pausa. Ao trocar por uma pílula de outra marca, o ideal é que quando acabar a cartela, no dia seguinte você já comece com a nova cartela. Não espere a pausa. 

Se por acaso decidir esperar a pausa, então idealmente use camisinha por sete dias. Em resumo: vai trocar de pílula? Termine uma cartela e já emende a outra no dia seguinte. A pílula é de uso contínuo? A ideia é a mesma: acabou a cartela, no dia seguinte já inicie a nova. 

Você usa injeção e quer trocar para comprimido

Neste caso, como a injeção você tem que tomar sempre no mesmo dia, na data em que teria que tomar uma nova injeção, você começa uma nova cartela, independentemente da sua menstruação. Se, ao contrário, você segue uma cartela e quer mudar para injeção, o ideal é que, no término de uma cartela, no dia em que comecaria outra, em vez de tomar a pílula, você já toma a injeção. Simples, não é? 

Você quer tirar o DIU e passar a tomar pílula

O que você deve fazer ao trocar de anticoncepcional: assim que tirar o DIU, no dia seguinte, inicie uma cartela de anticoncepcional. O ideal, preferencialmente, é esperar a menstruação. Ou seja, retirar o DIU quando estiver menstruada e começar uma nova cartela no dia seguinte ou no mesmo dia que tirar o DIU. 

Você toma pílula e quer colocar o DIU

Recomendamos sempre que o DIU seja colocado durante o período menstrual. Assim, você para com a cartela, espera a menstruação vir e coloca o DIU. Aí não preciso mais tomar pílula nenhuma.

Agora, a dica mais importante ao trocar de anticoncepcional

Alguns anticoncepcionais trazem na bula para nos primeiros sete dias sempre se proteger. Então, esse é o jeito mais seguro de trocar de anticoncepcional: seja qual for o anticoncepcional usado, ao trocá-lo por outro método, fique sete dias ou sem ter relação ou usando camisinha (ou outro método de barreira como preservativo). 

O mais importante: converse com o seu ginecologista. Certo?

Um beijo,
Dr. Rodrigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *