Terceiro mamilo: como tirar

Politelia: o que causa um terceiro mamilo e o que fazer?

Um terceiro mamilo (também chamado de mamilo supranumerário ou politelia) é uma condição na qual tem-se um ou mais mamilos extras no corpo.

A presença de um terceiro mamilo, ou mamilo supranumerário, é uma condição também conhecida como politelia ou polimastia (quando é acompanhada de tecido mamário).

Estima-se que 1 a 8 mil pessoas tenha mamilos supranumerário, sendo que a politelia não é algo que afeta somente mulheres, mas também homens. O cantor britânico Harry Styles, por exemplo, já afirmou em entrevista ter quatro mamilos

Embora um seja o número mais comum de mamilos extras que as pessoas com politelia possuem, há casos de até oito mamilos supranumerários.

A politelia em si não é motivo de preocupação e uma pessoa pode viver bem e tranquilamente possuindo um ou mais mamilos extras.

Em casos raros, um mamilo supranumerário pode ser um indício de defeito congênito da mama ou um sinal precoce de crescimento ou tumor maligno. Um dos genes que podem causar um mamilo extra, chamado gene de Scaramanga, também pode possibilitar que ele desenvolva câncer de mama, assim como um seio normal.

Como saber se tenho um terceiro mamilo?

Um mamilo supranumerário geralmente não é tão desenvolvido quanto um mamilo normal. Você pode nem ser capaz de reconhecê-lo imediatamente. Alguns aparecem simplesmente como pequenas protuberâncias sem características familiares de um mamilo, enquanto outros à primeira vista já se assemelham a um mamilo normal.

Estes mamilos geralmente aparecem na chamada “linha do leite”. Isso se refere à área na frente do corpo que começa na axila, passando pelos mamilos até a área genital. Esta é a maneira mais fácil de saber a diferença entre um mamilo extra e uma pinta, verruga ou marca de nascença.

No entanto, alguns mamilos extras podem aparecer em outras regiões do corpo, até mesmo nas mãos ou nos pés. Nestes casos, são denominados mamilos supranumerários ectópicos.

Quais são os tipos de mamilos supranumerários?

Os mamilos supranumerários podem se enquadrar em várias categorias diferentes, dependendo de seu tamanho, forma e composição do tecido:

  • Categoria um (polimastia): O mamilo extra tem uma aréola ao seu redor (o tecido macio e circular ao redor de um mamilo) e tecido mamário típico por baixo, o que significa que uma mama cheia se desenvolveu.
  • Categoria dois: Existe a presença de tecido mamário por baixo, mas não há aréola.
  • Categoria três: A área extra do mamilo tem tecido mamário por baixo, mas nenhum mamilo está presente.
  • Categoria quatro: Há tecido mamário por baixo, mas nenhum mamilo ou aréola está presente.
  • Categoria cinco: Vemos uma aréola ao redor, mas só há tecido adiposo por baixo, em vez de tecido mamário.
  • Categoria seis: O mamilo extra aparece por si só sem aréola ou tecido mamário por baixo.
O que causa a politelia?

Um mamilo extra se forma enquanto o embrião ainda está se desenvolvendo no útero.

Durante a quarta semana de gravidez, as duas linhas de leite do embrião, que são feitas de tecido ectodérmico enrugado (um tipo de tecido que eventualmente se torna parte da pele), engrossam.

Normalmente, o tecido da linha do leite permanece espesso e forma seus mamilos, enquanto o restante da pele espessa amolece novamente. Mas, em alguns casos, partes das cristas da linha de leite não se tornam tecido ectodérmico regular novamente. Quando isso acontece, mamilos supranumerários podem aparecer onde o tecido lácteo permaneceu espesso e estriado após o nascimento e desenvolvimento até a idade adulta.

Como é feita a remoção do terceiro mamilo?

Geralmente não é preciso fazer tal remoção por motivos de saúde. Os mamilos supranumerários não indicam nenhuma condição subjacente, nem costumam se desenvolvem em tumores malignos.

Mas, podem haver casos em que a pessoa deseja retirar o mamilo extra por questões estéticas. Ainda, mamilos supranumerários mais desenvolvidos podem produzir lactação – tanto em mulheres quanto em homens – , fazendo com que surja a necessidade de remoção.

A cirurgia para tirar um mamilo extra é relativamente simples e não invasiva, com anestesia local.

Quando a politelia é preocupante?

Consulte o seu ginecologista se você tiver um mamilo extra que esteja causando desconforto, seja por lactação, seja por estar irradiando dor. Nestes casos, o médico poderá indicar algum tratamento ou conversar sobre a opção de cirurgia.

Além disso, busque assistência se este mamilo formar novos caroços, tecido duro ou erupção cutânea na área

Idealmente, quem possui mamilos extras deve contar com um acompanhamento regular do ginecologista para que o médico possa identificar sinais de crescimentos anormais ou atividade dentro ou ao redor do tecido mamilar supranumerário. Dessa forma, pode-se detectar quaisquer tumores ou anormalidades teciduais precocemente, limitando os riscos de desenvolver câncer.

Uma palavra final sobre a politelia

A presença de mamilos supranumerários não é algo preocupante, assim, o acompanhamento da condição deve acontecer juntamente com as consultas ginecológicas. Como explicado, casos de politelia só pedem cirurgia quando há desconforto, seja ele físico ou estético, ou algum sinal de problema mais agravante. Fora essas situações, pessoas com mamilos extras vivem normalmente.

Tem outras perguntas sobre mamilos supranumerários? Deixe sua dúvida por aqui ou no meu Instagram (@dr.rodrigoferrarese) =)

Um beijo,
Dr. Rodrigo Ferrarese
Ginecologista e obstetra
CRMSP 149403
RQE 70017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *