Como é o tratamento da bartolinite?
Antes de tudo, sim, há tratamento e tem cura! Quando a mulher está no que chamamos processo infeccioso, que é a bartolinite, provavelmente sentirá muita dor. É preciso passar em consulta para que o médico avalie exatamente o que pode ser feito.
Pode ser que o tratamento inclua apenas analgésico, antibiótico ou anti-inflamatório, para que haja uma desinflamação do cisto e também para eliminar bactérias.
Quando o tratamento com remédio não é suficiente, é necessário a drenagem dessa bartolinite. Essa drenagem pode ser feita no pronto-socorro ou no consultório do seu médico, através de agulha ou bisturi. O processo é um pouco doloroso, mas não pela técnica e sim pela inflamação em si.
Sim, a bartolinite pode voltar
Podemos afirmar que o mais comum é a bartolinite ter uma certa recorrência. Não conseguimos dizer de quanto tempo será esse intervalo de tempo e pode ser que você tenha a sorte de nunca mais sofrer com essa inflamação, mas a bartolinite tende a voltar num período inferior a um ano.
“Mas, doutor, o que pode fazer então?”. É preciso fazer um acompanhamento médico, junto com seu ginecologista, para que ele ofereça um tratamento adequado ao seu quadro. Por exemplo, caso tenha o Cisto de Bartholin, é fundamental que você veja com ele se há a necessidade da retirada deste cristo, para que nunca mais tenha esse problema.
A retirada do Cisto de Bartholin é um procedimento rápido, feito no hospital através de bisturi ou através do uso de laser. A técnica mais atual, hoje, é o que chamamos de vaporização da cápsula da glândula de Bartholin. Trata- se de uma “queimada” da cápsula com o uso de laser CO2.
O mais importante? Saber que tem tratamento e que é passageiro.
Dúvidas? Comente por aqui ou me siga nas redes sociais, seja no Instagram ou no YouTube =)
Um beijo,
Dr. Rodrigo