Quero falar um pouco da importância da consulta ginecológica. Muitas pacientes me questionam por que elas precisam ir ao ginecologista todo ano e também por que é preciso fazer o papanicolau todo ano. Aqui, vou esclarecer essas e outras dúvidas.
A consulta ginecológica serve para a paciente tirar possíveis dúvidas e também para se familiarizar ainda mais com o próprio corpo. Não havendo qualquer dúvida, é um momento para entender melhor como funciona o seu organismo e fazer um exame físico.
A importância do exame físico na consulta ginecológica
Esta é outra questão bastante comum no consultório: “Dr., precisa mesmo fazer exame físico?”. Há desde a percepção de que o exame não é relevante até o medo do assédio.
Mas, mulheres, saibam que o exame físico é, sim, muito importante. Como médicos, muitas vezes só conseguimos ver alguma alteração se fizermos o exame ginecológico. Quando passamos o espéculo dentro da vagina ou quando fazemos um exame de toque vaginal, eles nos trazem informações que não obtemos apenas olhando para o seu corpo.
O exame especular, por exemplo, que é quando introduzimos o espéculo (de metal ou plástico) para conseguir visualizar o canal vaginal e o colo do útero, fornece informações que nenhum outro fornecerá. Eu entendo que ele é desagradável, mas é necessário.
O exame de toque, por sua vez, não é sempre que ele será necessário, mas ele ajuda a identificar sinais de infecção pélvica, além de compreender, por exemplo, onde está localizada a sua dor ou desconforto. Nos ajuda a perceber se ela pode estar relacionada ao seu útero e se o útero e ovários estão do tamanho normal – e todas essas informações são importantes para a gente conseguir chegar num diagnóstico e entender um pouco mais sua queixa.